segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Networking portas para o emprego Atual, será?


Na era da tecnologia são tantos termos utilizados que as vezes ficamos perdidos, principalmente relacionado ao meio eletrônico, hoje falarei um dos termos mais utilizados referente a nós, falei em outro artigo sobre as redes sociais, e acompanhando o assunto enfatizarei o que é “Networking”.

A palavra de origem inglesa Networking vem da união das palavras "Net", que significa "Rede"; e "Working", que significa “Trabalhando”. A pequena palavra quer dizer nada mais, nada menos do que ter uma rede de contatos, onde pessoas possam dar referências boas sobre você.

Quem de vocês já ouviram dizer, que perderam uma ótima vaga de emprego por que a pessoa que estava concorrendo a vaga com você obteve a mesma, por causa do chamado termo QI( quem indica)a palavrinha tão falada quando está a procura de emprego, pode soar trapaça, covardia , pois é, atualmente a realidade é essa, não basta ter uma boa formação acadêmica e experiência, pois na era tecnológica, o que importa é o seu marketing pessoal( citarei em nova postagem) e seus relacionamentos mútuos e produtivo.

O segredo é trocar experiências e desenvolver maturidade com esses contatos e nunca perdê-los de vista Existem várias formas de obtê-la ,reuniões, almoços, confraternizações com funcionários de várias empresas; redes sociais, assim se conhecem trocam experiências e montam sua rede de contatos.

Investir no seu currículo e no marketing pessoal é essencial, para se ter um bom relacionamento produtivo, assim conseguirá a confiança da empresa que você está tentando entrar nos tramites de contratação, quanto maior a rede de contatos melhor.

Citarei algumas dicas que pesquisei, leia:

1)Monte uma lista de todos os contatos diretos ou indiretos, como: Amigos, colegas da Faculdade, professores, ex. amigos de trabalho; parentes, primos, tios, pessoas de eventos especiais, etc.

2)E lembre-se, cultive-a, nunca procure um contato só quando precise, tente entrar em contato de vez em quando, dar um telefonema, mandar um e-mail, procure saber o que eles estão fazendo? Mudou-se de emprego? Casou-se? Qual atividade recente eles estão fazendo?

3) Mantenha sempre uma postura de colaborador e não fique com vergonha busque um assunto distrativo para conversar e Troque cartão corporativos ok.

4) Depois seja moderado para pedir favores, mas seja objetivo, não enrola muito, e nem fique cobrando o que quer, aja com cautela. Ex: Fiz um curso na sua área, vamos marcar um dia para conversarmos?

5)Agradeça, caso consiga um QI (quem indicou) com e-mails personalizados. E jamais se permita ficar defasado. Estude sempre procure novas experiências para assim continuar a ter diversos assuntos para discutir com seus contatos.Obrigada até a próxima postagem, beijão.

Obs. A foto acima foi tirada em um encontro de empresários que participei, Juventus, belo ex. de networking. rsrsrs

Um comentário:

Participe!!!Deixe seu comentário.Obrigada.