quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

Gastrite a doença do capitalismo. A pergunta é será?

Nunca tem se falado tanto nessa doença como nos dias atuais, embora sabemos, que a doença em si é milenar, temos que ter a consciência que o aumento da mesma tem se registrado frequentemente desde da era do capitalismo, pois atualmente os seres humanos estão sem tempo para viver corretamente assim trabalhar e se alimentar sem aceleração é quase impossível, estamos todos acelerados num mundo hiperconsumista. O excesso de ansiedade seguido do estresse e futuras depressões podem ter ligações. A gastrite nada mais é do que uma inflamação na mucosa do estomago devido há várias causas entre elas, o excesso de pressões pessoais e profissionais (exceto as hereditárias) suas causas; má alimentação; má digestão; automedicação; alimentos mal lavados; consumo de água sem tratar; alcoolismo; consumo de drogas ilícitas, tabagismo e até a falta de higiene pessoal. Quem um dia deixou de ir ao médico para uma consulta por falta de tempo? Claro, digamos que a resposta seria quase que 70% das pessoas, preferimos tomar um remedinho aqui outro ali, erro total!

Essa falta de tempo faz com que em dias corridos, não temos 1 hora de intervalo para refeições caindo para 15 minutos no máximo, isso é um absurdo, pois não temos nem chance de saborear um delicioso prato de comida, e a pressa de conseguir fazer as tarefas do dia - dia tudo para ontem, é critico.

Pesquisas indicam que temos alguns tipos de gastrite, mas o mais conhecido são a gastrite aguda e a gastrite crônica, no caso da gastrite crônica quase não se apresenta sintomas e seu principal causador é a bactéria Helicobacter Pylori, mas não é causada pela bactéria, mas sim pelas substancias que ela produz em nosso organismo, e no caso da aguda é mais fácil de detectar, pois surgem alguns sintomas por isso que recomendo a prevenção e tratamento, pois os dois tipos de gastrite pode causar úlcera, e se não tratada causa câncer de estomago ou perfuração da parede da mucosa inflamada podendo levar à morte.

Esse diagnóstico pode ser dado através de exame de endoscopia, nos casos crônicos não são muito eficientes para se localizar a inflamação, para maiores informações procure um médico gastroenterologista.Caso não for tratada pode evoluir para uma úlcera.

Citarei alguns sintomas: dor e desconforto na região da boca do estomago; azia ou queimação pode piorar ao se deitar, pois ocorre a volta do suco gástrico pelo canal; náuseas e vômitos, causada por desconforto; saciedade precoce; presença de sangue nas fezes e nos vômitos; estresse físico ou psíquico, entre outras.

Segundo noticias globais, somos e seremos o único responsável pela nossa forma de viver, portanto creio que é um momento único para revermos tal afirmação, pois o alto índice de industrialização juntamente com presentes cobranças de todos os lados, nos impõe medidas meias que obrigatórias, ou seja, estamos no meio e sem querer acabamos envolvidos, somos mortos vivos estamos sujeitos a seguir o que o capitalismo quer. Quem num momento de pressa deixa de comer em um restaurante e prefere um fast food, um hambúrguer bem gorduroso com refrigerante?

Mas vamos pensar não somos obrigados a mudar totalmente nossa vida, teremos nossas exceções, mas é bom fazermos nossa parte, se cada um fizer a sua com certeza não vamos nos sujeitar a doenças adquiridas nessa nova era. Devemos começar a mudar, estar informado não só apenas do que necessitamos para viver e sim pela conscientização de todo o meio em que vivemos pessoal, profissional e até ambiental. Pensar somente em nós é bom, mas pensar no conjunto é ótimo, aconselhe quem você conhece a dar valor a vida , use o tempo com cautela, vou citar algumas mudanças de hábitos segundo uma matéria no Jornal do Senado.

Algumas ações podem fazer a diferença para nossa saúde e convivência, como:

Respeite os horários das refeições e que seja tranqüilo, é uma necessidade;

Evite ficar sem se alimentar por mais de 3 horas seguidas;

Mastigue bem os alimentos, dê chance para começar o processo digestivo;

Evite comidas industrializadas e gordurosas;

Prefira refeições mais leves com frutas e verduras e carnes brancas;

Cuide da higiene pessoal (não coma antes de lavar as mãos) e dos alimentos;

Não fume e evite o consumo de álcool;

Evite tomar remédio sem prescrição médica, quem tem gastrite deve evitar o uso de aspirina e outros antiinflamatórios;

Tente eliminar as causas de estresse;

Enfim a grande resposta, não podemos afirmar 100% , mas pesquisas já afirmam que a gastrite é uma das doenças que está cada vez mais próxima do hipercapitalismo, devemos ter mais cuidado com nós mesmos, pois a finalidade de se viver é saber Viver!

Por Cristiane Castelhano

Fonte: Jornal do Senado

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe!!!Deixe seu comentário.Obrigada.